8 principais erros de comunicação das pequenas empresas

Ser um empreendedor nos dias de hoje não é tarefa fácil, além da crise em que o Brasil está passando, não há incentivo fiscal por parte do governo. São muitos desafios a enfrentar e muitas perguntas sem respostas. Aqui vou enumerar alguns erros de comunicação cometidos pelas pequenas empresas.

Estratégias, pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc. São práticas que tem o principal objetivo de agregar valor e importância a sua marca ou produto para um determinado público-alvo.

Segue os mais comuns, para você evitar cometê-los e garantir melhores resultados!

1- Não definir adequadamente quem é seu público-alvo

Faça essas perguntas sobre seu negócio: O que sua empresa faz? Quem vai consumir seu produto ou usar seu serviço? Qual o benefício que faz aos seus clientes? Como vai resolver os problemas de seus clientes? A qual perfil de público vai ter mais aceitação do seu produto? Quem são seus concorrentes? Todas essas questões vão determinar o sucesso de sua empresa.

2- Não definir as estratégias para seu negócio

Próximo passo e definir as estratégias para seu negócio, pois tem estratégia para todos os estilos, segmentos, tamanho, e para todos os bolsos. Importante é saber que funciona. Uma divulgação adequada, alinhando o desenvolvimento dos seus produtos com a expectativa e a satisfação dos seus consumidores.

3- Você mesmo criar sua marca e logo

Comece criando um logo profissional, depois em materiais e em seguida em um canal de comunicação. O importante é entender o que funciona, o que seu público quer e como ele quer se sentir ao interagir com sua marca, pois será responsável pela primeira impressão do seu futuro cliente ao ver sua marca no Site; no cartão de visita; nas redes sociais ou blog. Essa primeira impressão pode ser positiva ou negativa e você não vai deixar sua marca nas mãos de qualquer um, pois criação de logo e marca é um assunto muito sério.

4- Achar que Marketing é só para empresas grandes

O marketing é para todos democraticamente, ou seja, ele envolve as quatro áreas principais: preço, praça, produto e promoção, esse é o conceito dos 4 P’s. É papel do Marketing: qualificar seu produto, dar preço, definir como vai ser exposto, como vai ser entregue e embalado e como você vai falar dele.

5- Usar seu gosto pessoal e não confiar nos profissionais

Esse é um dos erros mais comuns na comunicação das empresas, em que o dono ou diretor muda as cores de sites, muda as frases dos anúncios, escolhe fotos e não confiam nos profissionais da área.

6- Deixar de investir na sua equipe

Conforme sua empresa vai crescendo você vai deixar de está frente a frente do seu cliente e está mais tempo alinhando, preparando sua equipe, passando suas experiências positivas e os valores de sua empresa. Sua equipe é seu canal de comunicação.  Valorize também as experiências negativas, pois hoje em dia é muito comum seu futuro cliente, consultar os comentários e as experiências postadas sobre produtos e empresas antes de efetuar uma compra.

7- Achar que ninguém está vendo

Quando um erro de gramática passa despercebido no e-mail, outro dia é o site da empresa que foi esquecido… Coisa que parece insignificante, mas que repercute nas grandes empresas. Pequenos erros podem parecer que sua empresa é amadora, pois você não precisa ser grande, precisa passar uma imagem que é grande e entregar resultado de excelência.

8- Cortar gastos com Marketing

Marketing não é gasto, é investimento e quando bem feito se paga sozinho e se você faz uma boa campanha o resultado é certo. Caso você realize uma campanha e o resultado não for o esperado, pode ter certeza que houve erro na estratégia, na execução, ou no produto. Seu investimento são para fazer novos clientes ou fazer os atuais voltar a comprar.

Segundo Philip Kotler, um dos gurus do marketing mundial. “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

Sucesso !!

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.