Aprenda com seus concorrentes

Aprenda com seus concorrentes

 

Aprenda com seus concorrentes

Um antigo  ditado diz “Um homem maduro aprende com seus erros, mas um sábio aprende com os seus e com os dos outros”. Essa afirmação, além de ser uma máxima para toda vida, também deve ser aplicada de forma ativa no mundo dos negócios.

Não basta apenas conhecer seu produto ou dos seus concorrentes, é preciso que você monitore alguns aspectos muito de perto para aprimorar o seu próprio negócio. Hoje em nosso novo artigo iremos explicar para você algumas coisas que você pode aprender com seus concorrentes e o porquê você deve fazer cada uma delas.

 

Melhorias no seu produto

Independente do seu tipo de negócio, acompanhar diretamente o comercial do seus concorrentes diretos é uma forma fácil de se conseguir informações interessantes. Estar atento aos diferenciais como preços e funcionalidades pode ajudar você a compreender qual foi a segmentação de clientes que seu concorrente desejou focar e permitir que você encontre novos nichos de mercado a serem explorados.

 

Atendimento ao cliente

Outro importante aspecto que você pode usar seus concorrentes como fonte de aprendizado é com o atendimento ao cliente. Entender a forma que ele trata os consumidores, desde a captação, passando pelo processo de venda até o suporte. As vezes, dependendo de quanto for importante conhecer esse processo de perto, é interessante contratar os serviços do seu concorrente para analisá-los de maneira assertiva e próxima da realidade.

 

Forma de se comunicar

Ter um bom benchmarking dos seus concorrentes também é conhecer a forma como eles se comunicam mercadologicamente com seus leads! Acompanhe eles nas redes sociais, assine seus newsletters, visite e mais importante, faça cotações esporádicas com esses concorrentes.

Dessa forma, você poderá refletir o seu processo de vendas e marketing e traçar planos mais engajadores, que melhorem sua taxa de conversão ou até mesmo atualizar seu site com ferramentas interessantes que tragam mais negócios!

 

Inovações tecnológicas

Nem sempre temos todo o tempo para procurar por inovações do mercado, especialmente quando temos uma pequena empresa. Então ficar atento a possíveis mudanças de ferramentas ou tecnologias que seus concorrentes estão usando é uma ótima forma de não perder para uma head-start nos negócios. Desde ferramentas que aprimorem os processos tecnológicos ou administrativos, como um sistema erp modular e online ou mesmo uma inovação tecnológica do exterior!

 

Aprenda com seus erros

E por fim, você deve aprender com os erros do seu concorrente para evitar que eles se repitam com seu negócio. Para isso, acompanhar canais de avaliação nas redes sociais ou em canais oficiais como o ReclameAqui. Desta forma, além de buscar por formas de se divulgar de maneiras divertidas explorando as falhas do seus concorrentes, você pode aprimorar seus processos e se blindar de erros que aconteceram com seus concorrentes!

Em suma, aprender com seus concorrentes é questão de entender como o mercado funciona e compreender a cabeça de outros administradores. Isso exige que você tenha um pensamento administrativo estratégico e seja um especialista em seu negócio!

Está sem tempo para pensar estrategicamente em seu negócio e deseja ter mais tempo para fazer isso? Entre em contato e descubra como nosso sistema ERP pode melhorar muito sua rotina e otimizar seu tempo!

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.