O que todo empreendedor de sucesso faz e o que você pode aprender com eles

Aprenda com os empreendedores de sucesso
Aprenda com os empreendedores de sucesso

 

Toda empresa de sucesso tem uma história de um empreendedor incansável, alguém que batalhou com afinco para fazer sua empresa ou produto virar um verdadeiro sucesso. Muitas empresas de sucesso tem um grande nome por trás, de alguém que viveu e batalhou com todas as forças para que o negócio da sua vida virasse um sucesso. Grandes empreendedores como Steve Jobs, com sua busca constante pela perfeição, Bill Gates e o desejo de transformar a acessibilidade e até mesmo o Colonel Sanders (Sim, o rosto por trás do KFC) com sua persistência e esperanças sobre-humanas.

Todos esses homens, além de aceitarem um desafio e batalhar ao máximo, desenvolveram pontos em comuns que os auxiliaram a atingir o sucesso. Hoje, a Fairon vai contar para nossos leitores alguns dos segredos que vão fazer você transformar sua empresa!

 

Conheça as necessidades do seus clientes

Se o seu produto é a alma do seu negócio, seus clientes são o corpo! Compreender as necessidades deles é uma das melhores formas de conseguir o sucesso em seu segmento. Seja por meio de feedbacks e pesquisas, afinal sua empresa não apenas “cria uma necessidade” para vender um produto, mas sim atende os anseios reais do cliente.

 

Construa uma Visão de mercado real

Não é nenhum segredo que o excesso de burocracia no mercado brasileiro é um grande empecilho para os empreendedores. Exatamente esses problemas acabam exigindo que o empreendedor brasileiro se planeje profundamente para não entrar nas estatísticas de empresas que fecham em até 2 anos. Para isso é necessário que o empreendedor tenha uma clara visão sobre os seguintes aspectos:

 

  • Produtos e serviços dos Concorrentes

Saber como agem seus concorrentes, de forma saudável, é algo indispensável para a construção de uma imagem de mercado. Tentar compreender suas estratégias para prospecção de clientes, saber sobre seus serviços e vantagens, além de conhecer como eles se comunicam com seus clientes.

Fazer uma boa pesquisa de concorrentes, além de deixar sua empresa em uma margem de atuação segura, irá permitir que você trace planos de atuação e estratégias de negócio personalizadas que podem fazer sua empresa se destacar no seu nicho.

 

  • Praça de atuação

Não basta apenas conhecer seu mercado em um nível macro, é necessário que você conheça sua praça de atuação, seja ela local ou nacional. Conhecer de perto seu ponto, selecionar ele de acordo com a região (e não simplesmente pelo aluguel) e oferecer regalias para o consumidor presente no espaço físico é uma boa forma de manter seu negócio girando, especialmente antes de apostar em uma virtualização da sua loja.

 

  • Estratégia de comunicação

Toda empresa pode se beneficiar de uma boa estratégia de comunicação, então deixar bons profissionais gerirem seu marketing é uma bom caminho para o sucesso. Com um bom profissional de marketing você terá um estudo da comunicação no seu segmento e saberá quais os caminhos mais efetivos para captar clientes.

 

  • Objetivos mensuráveis

Saber impor metas e resultados é indispensável para poder quantificar seu crescimento. Então ter ferramentas que permitam você conseguir analisar sua rentabilidade comercial e acompanhar seu desempenho financeiro. Procurar especialistas de mercado para auxiliar sua empresa a delimitar esses objetivos de maneira real é uma das formas mais fáceis de saber o que você precisará fazer para os atingir.

 

Aposte em sua empresa

Para se empreender é necessário se arriscar em certos níveis, tanto inicialmente quanto a longo prazo. Reaplicar os lucros dentro da sua empresa, ao invés de pegar o capital para uso particular, é o ideal a se fazer para garantir o crescimento da empresa a longo prazo. Estar atento a novos nichos dentro do seu negócio e aplicar seu dinheiro em produtos que seus  clientes (possivelmente) desejam é o segredo para o crescimento, afinal sabemos que a sorte favorece os corajosos.

 

Tenha disciplina

No entanto, não basta apenas investir em sua empresa e apostar em estratégias comerciais para garantir o crescimento, é preciso que você se trabalhe psicologicamente como empreendedor. Aprender a lidar com a pressão, estar preparado para mudanças drásticas na rotina e preparar para trabalhar duro é indispensável.

Ao contrário do que muitos pensam, estar empreendendo exige que você trabalhe muito mais do que sobre a tutela de um patrão em uma grande empresa, visto que você acumulará diversas funções estratégicas, executivas e técnicas até sua empresa se estabilizar e você poder ter o auxílio de mais profissionais.

 

Saiba aproveitar da tecnologia para melhorar seu negócio

A tecnologia também é indispensável para fazer seu negócio girar, seja aplicativos que prometem melhorar seu desempenho diariamente ou com sistemas inteligentes que vão reestruturar a ordem da sua empresa. Uma das melhores tecnologias para investir na sua empresa com o objetivo de atingir o sucesso são os sistemas ERP. Com o ERP Fairon, além de você ter uma série de módulos especializados para gerir diversos departamentos da sua empresa, você tem o único sistema ERP web que permite você ter mais segurança, mobilidade de gestão e proteção dos seus dados!

 

Então, se você quer traçar os primeiros passos para virar um empreendedor de sucesso, começar por algum lugar é indispensável. Entre em contato conosco para ter nossa ajuda para melhorar seu desempenho e a saúde financeira da sua empresa!

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.