Confira as dicas sobre planejamento estratégico

Chegou o final do ano e você ainda não sabe o que quer para o futuro da sua empresa?

Ter um olhar mais estratégico sobre o futuro do negócio vai ajudá-lo a crescer de forma mais estruturada e pelo caminho certo.

A importância do planejamento

Para atingir qualquer objetivo, você precisa saber o que quer alcançar. Sem esse direcionamento sua empresa vai acabar navegando sem um norte e pode chegar a um lugar que não seja estratégico. Não pense que só as grandes empresas se beneficiam de um bom planejamento: micro e pequenos negócios também podem abrir vantagem contra seus concorrentes quando planejam e executam bem suas ações.

O planejamento envolve sonhar o futuro e não importa se seu objetivo é aumentar o volume de vendas ou o tamanho da empresa, seus colaboradores não irão saber como agir sem um bom planejamento.

Na hora de realizá-lo, não se esqueça de sempre levar em consideração os valores e a missão do seu negócio, eles devem pautar toda estratégia que será usada pela empresa.

Para saber se você está indo pelo caminho certo, responda essas duas perguntas:

  1. Se sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada?
  1. Essa lista de atitudes poderia servir como a lista de valores do seu negócio? Se não, refaça a lista de atitudes.

Se você ainda não definiu a missão e valores da sua empresa, esta ferramenta vai ajudá-lo a ter um norte mais bem definido.

Planejamento da Empresa x Planejamento Pessoal

Durante a elaboração do planejamento estratégico, muitos empreendedores confundem seu planejamento pessoal com o planejamento da empresa, principalmente por sua vida estar muito ligados ao negócio. Esse erro pode custar caro no futuro, então antes de começar a planejar o futuro da sua empresa é preciso pensar no que você quer:

Será que você quer tocar a empresa sozinha pelo resto da vida?

Será que não seria à hora de procurar um sócio?

Quanto tempo você quer se dedicar à empresa por semana?

Perguntas como essas vão ajudar a criar um panorama da sua vida e da empresa, e ajudando a ver com mais clareza em quais pontos elas se cruzam e quais as conseqüências.

Se você, por exemplo, está planejando ter um filho nos próximos 2 anos, o seu planejamento da empresa precisa contar com uma ação que vise procurar um sócios ou um profissional que possa substituí-lo por algum tempo. Por mais difícil que seja separar um planejamento do outro, o ideal é ter planejamento para  você, como pessoa, que tem um ciclo e a sua empresa tem outro.

Quando começar a planejar

Muitas pessoas acham que existe um período específico no ano em que devem fazer seu planejamento, mas a verdade é que isso vai depender muito do ciclo da sua empresa. Imagine que você tem uma indústria siderúrgica. Seu planejamento irá se concentrar em ações a  longo prazo, porque o cenário em que sua empresa está inserida não varia tanto de um ano para o outro. Geralmente, as indústrias planejam suas ações para ciclos de 2 a 5 anos. Agora imagine uma empresa de tecnologia que vivencia uma disrupção a cada 3 meses. Seu planejamento terá que ser feito nessa mesma velocidade.

É por isso que sua primeira pergunta, antes de começar um planejamento, deve ser:

Qual o ciclo da minha empresa? Com essa resposta você vai conseguir definir de quanto em quanto tempo vai preciso rever seu planejamento estratégico.

Mantendo a rota

Para ajudar a garantir que essas ações estão sendo cumpridas, é preciso estabelecer metas e indicadores que traduzam o que você quer. Pergunte-se:

“O que dentro da realidade da minha empresa prova que eu atingi aquele objetivo?

A partir da resposta, defina essas métricas. Nessa parte do planejamento, muitos empreendedores acabam se enrolando ou por colocarem metas e indicadores que não condizem com a realidade da empresa ou por confundirem os reais significados de objetivo, meta e ação.

Um bom planejamento estratégico vai muito além, ele vai guiar os seus passos nos próximos meses ou anos e ditar o futuro do seu negócio.

Se você tiver dúvidas sobre qual caminho seguir, lembre-se sempre que a melhor linha é a do “simples, objetivo e direto”. Por mais que a rotina do dia a dia seja um grande desafio, é importante ter sempre em mente a importância do planejamento estratégico, se você o tiver como algo essencial, sua empresa estará sempre indo pelo caminho certo. Mãos a obra que 2017 está quase chegando.

Fonte:

https://endeavor.org.br/como-fazer-planejamento-estrategico/

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.