e-commerce: Quando a especialização é a melhor estratégia

Se você pensa em vender pela internet, mas ainda não sabe exatamente o que ofertar… uma dica: invista em produtos ou serviços de um segmento que, de preferência, você conheça muito bem. Mesmo que a quantidade de consumidores pareça pequena. Digo “pareça” porque temos a tendência a achar, incorretamente, que apenas produtos muito conhecidos são buscados pelos consumidores. Mas, na internet, há consumidores para todo tipo de produtos.

A estratégia de iniciar um negócio com foco em uma especialidade – ou nicho – via Internet pode te ajudar a alcançar diversos consumidores espalhados pelo país que buscam por produtos que não são encontrados nos grandes shoppings ou magazines. São consumidores que formam o que chamamos de cauda longa – ou seja, uma demanda distribuída em todos os cantos do país que se interessa por produtos específicos que não são oferecidos pelos grandes lojas. Ao invés de oferecer um pouco de tudo, a estratégia de nicho é oferecer “tudo de um pouco”.

O e-commerce de nicho tem milhares de exemplos de sucesso. Vemos alguns exemplos desse sucesso no Mercado Shops, plataforma de lojas virtuais do Mercado Livre; como o caso do vendedor de nozes da Índia; há ainda aqueles que trabalham com peças colecionáveis; fantasias para crianças e tantos outros.

Há diversos nichos no e-commerce que podem, inclusive, se dividir em sub-nichos. Na categoria de Pets, você pode se especializar em produtos para veterinários, por exemplo. No nicho de Moda, há uma crescente demanda por produtos “plus-size”. Em Casa e Decoração, você pode se especializar em papéis de parede, em tapetes, cortinas ou em artesanato para casa, como em estampas de tecido para almofadas ou estofamentos de móveis. Se você gosta de música e tem preferência por Jazz, especialize-se em produtos deste gênero. Na internet, sempre haverá consumidores pesquisando por algo que você entende e pode vender.

Após decidir o nicho, adquira o hábito de pesquisar os melhores fornecedores deste setor e se atualizar sobre as últimas tendências de consumo.  E não se esqueça de oferecer um atendimento ao cliente que corresponda à qualidade dos seus produtos, conquistando credibilidade e confiança dos consumidores. Vai dar trabalho no início, mas você poderá se tornar referência para milhares de pessoas. Boa sorte!

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