O que é um Marketplace e como ele pode ajudar a sua empresa a vender mais?

Você sabe que é um marketplace?

É um tema que tem ganhado muita relevância ultimamente. A palavra o marketplace é uma junção dos termos ingleses market, que significa “mercado”place, que significa “lugar”. O mercado pode acontecer em um espaço físico (real) ou em um espaço virtual. E abrange tanto os mercados de rua (onde os comerciantes montam as suas barracas para venderem os mais variados produtos: carne, peixe, frutas, legumes, etc.), como também o mercado global, o mundo dos negócios.

E-marketplace 

Com a evolução da internet, mais e mais pessoas e negócios começaram a se conectar e utilizar este canal para distribuir seus produtos, dando uma nova tendência de marketplace voltada para o comércio virtual (através da Internet), também chamado de e-marketplace (letra “e” de eletronic).

O conceito é o mesmo, é também um lugar para vender produtos, no caso da internet, os locais são as lojas virtuais, é uma comunidade onde pessoas e empresas se encontram para fazer negócios gerando oportunidades para os dois lados; vendedores e compradores.

Marketplace é um portal de e-commerce, como um shopping só que virtual, com dois tipos de acessos, tanto consumidores e também lojistas, que pode vender seus produtos através de um Marketplace de terceiros e o cliente, dentro de um só lugar, encontra produtos de diversos fornecedores e marcas.

Quem compra talvez nem perceba, pois a navegação é continua e idêntica, porém com o diferencial de ter acesso a centenas de vendedores em um único site.

Como funciona a logística: Mais complexa do que para uma loja virtual, pois são diversos vendedores de diversas localidades enviando seus produtos. O vendedor cadastra seus produtos e determina o valor do frete. O cliente, ao acessar o site, poderá inserir em seu carrinho de compras produtos de diferentes vendedores com diferentes valores de frete. Ao finalizar a compra, o cliente faz um único pagamento, incluindo os valores dos produtos e dos fretes. Neste momento é feita a divisão, automaticamente, dos valores dos produtos, fretes, comissionamentos do site e do integrador de pagamentos.

Vender seus produtos em um marketplace significa ter visibilidade e poder ser encontrado mais facilmente pelo comprador.

Como exemplo de como funciona a logística de um E-marketplace: Na imagem abaixo destacamos no quadro verde, que a americanas.com vende essa escrivaninha/mesa para computador onde produto é vendido e entregue por Lojaskd
Outro exemplo: Na imagem abaixo destacamos no quadro vermelho, que o submarino.com vende esse pneu onde produto é vendido e entregue por Pneustore

Mas atenção: lembre-se de que você vai ter que administrar dois espaços distintos: loja virtual própria e seu espaço no marketplace. É preciso tomar muito cuidado com o estoque, para não vender duas vezes o mesmo produto e não ter como entregar.
No marketplace, o cliente encontra concorrência e isso significa maior poder de escolha e melhores preços.

Abaixo vamos listar os principais marketplaces no Brasil:

CISSA MAGAZINE MARKETPLACE
https://www.cissamagazine.com.br/marketplace

MERCADO LIVRE
http://www.mercadolivre.com.br/

B2W MARKETPLACE: Gestora das Bandeiras Americanas, Submarino, Shoptime. e Sou Barato Talvez o maior marketplace attuando no Brasil.
https://www.b2wmarketplace.com.br/

WALMART MARKETPLACE:
https://marketplace.walmart.com.br/

VIA VAREJO (Antiga Cnova): A Cnova Brasil, responsável pelos sites da Casas Bahia, Ponto Frio e Extra
http://marketplace.br.cnova.com/

HP MARKETPLACE
http://www.lojahp.com.br

NETSHOES MARKETPLACE:
http://www.netshoes.com.br/marketplace/

INFOAR MARKETPLACE:
http://www.infoar.com.br/marketplace/

MAGAZINE LUIZA MARKETPLACE:
http://especiais.magazineluiza.com.br/marketplace/

DAFITI MARKETPLACE:
http://marketplace.dafiti.com.br/

Espero ter esclarecido o que é um marketplace, se você quiser fazer um comentário ou alguma pergunta fique a vontade.

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.