Nota Fiscal Eletrônica 4.0 — Sua empresa está preparada para adotar o novo padrão?

Nota Fiscal Eletrônica 4.0 — Sua empresa está preparada para adotar o novo padrão?

Após dois anos em fase de teste, a Nota fiscal eletrônica 4.0 finalmente entrará em vigor totalmente, substituindo a versão 3.10 da NF-e no dia 17 de agosto. Mas você conhece as características dessa nova ferramenta do governo? Hoje a Fairon vai trazer um guia rápido para evitar maiores confusões com a NF-e 4.0!

 

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

A Nota fiscal é um arquivo salvo eletronicamente que contém as informações fiscais da operação comercial, seja ela de entrada de produtos, de operações de importação, exportação, interestaduais ou mesmo de simples remessa.

Verificado por um sistema de assinatura eletrônica, a NF-e é a ferramenta que registra a circulação das mercadorias, garantindo o controle do fisco sobre os tributos que futuramente serão recolhidos.

 

Diferenças da Nota Fiscal Eletrônica 4.0

Mas falando sobre a Nota Fiscal Eletrônica 4.0, quais são suas diferenças em relação ao padrão anterior? A atualização no Layout permite mais campos de informações e sua melhor adaptação para outras categorias de profissionais.

Devido a políticas adotadas pelo Encat, as mudanças feitas no novo padrão para a Nota Fiscal Eletrônica 4.0 foram uma das maiores até o momento, isso por estarmos a longos três anos utilizando o padrão 3.10. Entre as principais mudanças estão:

 

  • Layout e Informações
  • Regras de Validação
  • Protocolo de Comunicação
  • Atualizações no campo Indicador de Presença
  • Atualizações de informações de transporte
  • Novas opções sobre rastreabilidade do produto
  • Campo para informar código da Anvisa (em caso de medicamentos)

 

Com o novo modelo, sua empresa pode facilmente colaborar com o Fundo de Combate a Pobreza, que recebe diretamente recursos vindos sobre o ICMS.

 

Como a mudança muda seu negócio?

As mudanças que o novo modelo de nota fiscal trará para seu negócio são estritamente técnicas. Se sua empresa já trabalha com um bom sistema de ERP, os processos não sofrerão alterações. Mas caso você não tenha um sistema de gerenciamento de nota fiscal eletrônica, sua empresa corre riscos por não estar com as notas fiscais validadas no formato mais atual.

Quer evitar problemas de gerenciamento com a nota fiscal eletrônica 4.0 e otimizar todo seu fluxo de gerenciamento? Conheça a plataforma ERP Fairon. Nossa plataforma é totalmente modular e a configuramos de acordo com as necessidades de seu negócio! Quer saber mais sobre a gente? Confira nossas vantagens.

 

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.