O que é ser empreendedor?

Ser empreendedor é mais do que uma profissão, são os empreendedores que mudam o mundo em que vivemos, além de ser um estilo de vida.

Iniciar um negócio próprio, não existe uma fórmula mágica de sucesso garantido, qualquer tipo de projeto representa riscos e gera insegurança. É preciso analisar aspectos pessoais e profissionais, que vão exigir de você múltiplas habilidades como profissional e gestor, além de impactar consideravelmente a sua rotina de vida e as suas finanças.

Quando você tomou a decisão de criar um negócio próprio, idealizou um sonho de inovar, de ser revolucionário e identificou um nicho de mercado carente de opções ou encontrou no empreendedorismo uma solução para as dificuldades de encontrar uma colocação ou recolocação no mercado profissional.

No Brasil, na cultura novelística é que o empresário é um sujeito mal porque tem sucesso, pois o assistencialismo está enraizado desde os tempos coloniais, o hábito de receber tudo ”de mão beijada”, mesmo vivendo num sistema capitalista, o governo dá o peixe ao invés de ensinar a pescar.

Nesse momento de grandes desafios onde a crise política respinga na economia, o que sustenta o país são as empresas, são os negócios que geram empregos e riquezas. Ser um empreender por si só já exige grandes esforços, pois os incentivos do governo são quase nulos, a carga tributária absurda e excessiva que causam um impacto sobre o lucro e reduz à capacidade de competir e de investir no próprio negócio; fator que impede muitos brasileiros de abrirem seus negócios, nesse ambiente desfavorável, é como nadar contra a correnteza.

O empreendedor também encontra dificuldade para a obtenção de crédito, seja para investimento no negócio ou capital de giro.

Dificuldade de acesso aos mecanismos de financiamento que inviabiliza não só a manutenção do negócio como, também, sua expansão, para contratar profissionais especializados, especialmente na área operacional, além da política pública ineficiente.

Por mais que a tarefa de empreender pareça complicada, esses empecilhos não são motivos para desânimo, pois determinação é o que não lhe falta, procura sempre se atualizar, adquirindo novos conhecimentos e habilidades, pois o empreendedor é um tipo único de pessoa, possuem uma mentalidade empreendedora que, carregam dentro de si, perspectivas e valores únicos; é um visionário, um futurista. É um herói que supera desafios todos os dias.

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.