Como melhorar a segurança do Software ERP da sua empresa apenas com boas práticas

Ter processos seguros ao lidar com com computadores da suas empresa não deve ser algo opcional. Entenda algumas dicas que vão melhorar a segurança do seu software ERP sem aumentar seus gastos.

Já estamos muito acostumados a ter  processos de segurança com nossas propriedades físicas. Protegemos nosso patrimônios com seguros, segurança e cuidados periódicos, no entanto muitas vezes vemos pequenas e médias empresas cometendo graves erros com seu patrimônio digital. Um desses erros costuma ser a dificuldade de compreender a necessidade de proteger as informações da empresa com um software ERP seguro.

Esta semana a Fairon irá esclarecer pontos gerais de segurança que você precisa ter com seu software ERP e quais recursos de segurança você pode ter disponíveis para sua proteção!

Vamos começar?

 

Segurança física

Assim como qualquer tipo de patrimônio, seus dados precisam estar protegidos de qualquer adversidade. Já explicamos que um software ERP online consegue trazer muito mais vantagens do que um sistema físico local, mas não abordamos pequenas técnicas de segurança que podem reduzir invasões em seu sistema e perda de dados, danos a sua máquina e eventuais golpes virtuais.

 

Senhas seguras

Um dos costumes mais problemáticos do usuário médio é falta de costume de uso de senhas seguras. Da mesma forma que os usuários usam senhas fracas em suas contas pessoais, vemos este costume ser repetido em senhas da empresa em geral. Para garantir a segurança do seu software ERP e de seus dados, é recomendado que o usuário tenha a prática de usar senhas seguras. Existem diversas formas de criar senhas fortes, seja usando frases criptografadas ou com geradores de senha.

No entanto, gerenciar muitas senhas seguras pode ser um desafio para se fazer manualmente, para isso recomendamos que você use um gerenciador de senhas como o LastPass. Nele, você poderá armazenar todas as senhas da sua empresa de forma segura e criptografada, programas gerenciadores facilitam também a memorização de senhas, visto que você (e seus funcionários) vão apenas precisar de uma única senha segura.

 

Bloqueie portas USB

Uma das formas mais comuns de contagiar um computador com vírus é por meio de pendrives infectados. Isso pode trazer desde danos básicos ao seu computador, como pequenos vírus que vão redirecionar seu tráfego para outros sites e até riscos maiores, como um keylogger (software que registra todos os textos digitados no computador).

No entanto o bloqueio de entradas USB com senha também é importante para evitar o roubo de informações, visto que existem keyloggers físicos que podem ser inseridos na máquina como uma simples “extensão” da conexão do teclado. Esses hardwares maliciosos não são detectados por nenhum programa e caso você não esteja atento a sua máquina, ele será completamente imperceptível.

 

Dificulte o acesso de estranhos

Computadores são ferramentas pessoais, deixar que clientes e funcionários que não de confiança tenham acesso a máquina é sempre um risco, mesmo que ele não tenha acesso direto ao seu software ERP. Expor seu computador a riscos de mal uso por pessoas “estranhas” é uma forma rápida e fácil de ter sua máquina danificada por malwares.

 

Segurança digital – O investimento certo onde você precisa fazer

Ameaças virtuais são constantes, vírus, hackers, malwares e invasões que podem danificar seu site permanentemente. Para isso você precisa estar preparado para realizar um investimento em um sistema de segurança adequado às suas necessidades e com opções de segurança! Com o a Fairon você pode ter um software ERP completo para sua empresa, que será personalizado de acordo com suas necessidades administrativas, logísticas e fiscais e com a possibilidade de integração com as mais conhecidas plataformas de marketplace do mercado.

Além disso, você contará com nossos relatórios, backups diários de seus dados e o suporte completo para ajustes e treinamento de uso com segurança da plataforma.

Quer saber mais como adquirir nosso sistema e ter um ambiente seguro para administrar sua empresa? Entre em contato com nossos consultores e conheça a plataforma de testes!

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.